quarta-feira, 25 de abril de 2012

Exames / Filhos

Ontem foi um dia de ansiedade, fui me encontrar com o onco para saber os resultados dos meus exames, tomografia computatorizada e criptografia óssea.
Graças a deus os exames estavam ótimos, o câncer apesar de ser agressivo, raro e expansivo ele não se moveu, encontra apenas na mama, e se deus quiser vai permanecer ate morrer no mesmo lugar.
A minha onco esta de férias, passei com outro onco, e gostei muito dele, é claro aproveitei parra tirar dúvidas com ele, o mesmo disse sobre a raridade do meu câncer, sobre o meu tratamento que vai durar 5 anos, que durante 5 anos vou fazer uma quimio via oral, para poder controlar meu hormônio.
Para vocês entenderem existem vários tipos câncer de mama, o meu câncer é positivo e expansivo.
Ser positivo quer dizer que ele se alimenta de hormônios, e como sabemos eu tenho 26 anos, isso quer dizer estou repleta de hormônios no meu corpo, por isso meu câncer cresceu tão rápido e as medicações que estão sendo dadas em minha quimio são tão fortes, o Médico disse que não tem explicação esse tipo de câncer na minha idade.
Expansivo, quer dizer que ele pode tomar conta de outros órgãos, meu câncer é grau II, e com um mês ele já tinha 3 cm, pois isso foi feita mastectomia total, para evitar dele se alastrar para o corpo.
E Claro que eu não ia deixar de perguntar sobre a possibilidade de eu ter outro filho, e não gostei da resposta dele como é difícil para mim aceitar a resposta NÃO, não me conformo, acho que 10 médicos podem dizer isso eu não vou acreditar.
Ele explicou que se eu não tivesse filho ele ate arriscaria, mais eu já tenho e apesar de todo o meu desejo ele disse que NÃO.
Como meu câncer e positivo a gestação e uma gestação de risco, para mim, não para o bebe , ele disse que pela idade concerteza eu vou voltar a menstruar, isso quer dizer eu não vou perder totalmente a fertilidade , mais como todos sabem a gestação e um momento que envolve muitos hormônios no corpo da mulher, e como posso me tratar por 5 anos e depois querer mexer em um bicho adormecido ?
Sim bicho adormecido, pois como eu já expliquei por ser expansivo ele pode aparecer em outro lugar, por isso um tratamento tão longo, o medico disse que no meu caso tudo e diferente pois meu caso e raro e meu tratamento só será dito com o passar dos dias, das quimios, ele não pode dizer ao certo qual tratamento será o meu, então se eu voltar a ter uma evolução de hormônios dentro de mim, ele pode voltar.
Ontem eu vi meu sonho indo por água abaixo, muitos de vocês vão imaginar que sou egoísta, pois já sou mãe, mais não, eu sempre sonhei em ter um outro filho, depois de tudo o que eu ouvi e não estou convencida, e sei que a única maneira de eu ser mãe novamente com saudê é um milagre.
Agora tarde aqui em casa, me passou um filme na cabeça, essa doença te faz começar a entender muito sobre a sua vida, e pensei quantas vezes eu questionei como eu engravidei do Gabriel, engraçado eu tomava remédio a anos, e de repente me vi gravida, eu marido vive brincando que eu dei o Golpe da Barriga.
Agora penso que golpe bem dado foi esse, se não fosse esse golpe da vida, eu jamais saberia o que é ser mãe, eu jamais teria essa pessoinha maravilhosa, arteiro, cheio de saúde e que é a maior felicidade da minha vida, e por ele que luto para viver, e por ele que vale a pena viver, amanhã ele completa 4 anos, 4 anos que eu descobri verdadeiro sentido do Amor.
Apesar dele me completa totalmente como mãe, eu queria dar uma irmã para ele, realizar o sonho do meu marido de ter uma menina.
Agradeço hoje a deus, pelo golpe da vida de ter sido mãe antes, ter sido mãe sem planos, hoje eu entendo, Gabriel não estava em meus planos, mais sim nós planos de Deus, para a minha Vida, é como seu nome mesmo DIZ.... Gabriel o enviado de DEUS.
Termino esse poste com lagrimas nos olhos , mais felicidade no coração, por saber que dei o melhor Golpe da Minha Vida, dei a Vida ao Gabriel.

sábado, 21 de abril de 2012

O Dia mais Difícil ate Agora.

 Estou careca! Que vida louca, nunca pensei que ia ficar careca.
Tudo aconteceu muito rápido. Na quarta, senti o couro cabeludo doer um pouco e estava caindo alguns fios; na sexta estava doendo muito mais, era mesmo se alguém tivesse puxado meu cabelo com muita força ou se eu tivesse queimado o couro tomando sol.
É mais ou menos assim, e minha cabeça estava cheia de feridas, é hoje logo de manhã, quando passei a mão sobre os cabelos, vinham aos montes. Era muito mesmo. Onde eu fosse, tinha cabelo espalhado.
Então decidi raspar, não consigo dizer  o que eu estou sentido, estou muito triste, muito machuca por dentro, foi terrível lavar o cabelo pela ultima vez.

Ao entrar no chuveiro e começar lavar e ver aqueles montes caindo, não deu para segurar chorei muito, Gabriel entra e diz mamãe não chora seu cabelo vai ficar quem nem o meu, o Alex disse amor vou te amar de qualquer jeito lembre disso.
Sabe nem sou muito vaidosa assim, mas pra quem tem câncer de mama a coisa fica bem difícil, nossa, o que já era complicado (estar meio gordinha e não caber na roupa adequada, os pelos encravando , a pele está que esta um horror,fazer quimio e sentir todas as sensações horriveis  e por aí vai...) agora dobrou, porque além de tudo isso, fiquei careca!
Então fui ao salão raspar o cabelo, Quando ela começou a raspar, me deu uma sensação estranha, bateu mesmo uma tristeza, daí chorei um pouquinho... ninguém é de ferro.

Chegando em casa para ajudar peguei o elevador lotado, e eu já com lenços na cabeça, não pude deixar de reparar com as pessoas me olhavam, que estranho né os seres humanos julgam as pessoas pela aparência, tenho certeza que elas estavam tentando adivinhas o que eu tinha.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O CÂNCER NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE.

Portanto, nem todas as pessoas que estão em tratamento (quimioterapia) ou que fizeram cirurgia (mastectomia) ficam de mau humor ou de mal com a vida. Na verdade, quem já encara a vida assim, claro, mas quem ama a vida e tem consciência de que isso é uma fase, não.
Me encaixo no segundo caso. No entanto, algumas coisas são comuns aos dois tipos e acho que posso enumerá-las “de cadeira”.

Frases como:

1. “Como você está abatida”, são proibidas.
2. “Nossa, vc não morre tão cedo, estava pensando em vc!”. JAMAIS DIGA ISSO PELAMORDEUS.
3. “Você precisa fazer a unha”. Lembre-se, quando fazemos quimioterapia, NÃO PODEMOS FAZER UNHAS”, aliás, sem cabelo e ir ao salão de beleza fazer as unhas economizamos uma grana neste período.
4. Visitas pela manhã: Nunca. Esta hora a gente sempre acorda “meio pau, meio tijolo”. A quimioterapia às vezes dá uma enjoada, e com a mastectomia a gente demora a se vestir e ou se compor. E ligue antes de aparecer, que é o básico.
5. Evite conversas sobre desgraças, do tipo terremoto, vendaval, enchentes e etc.. Já estamos vivendo uma fase meio ruim.
6. Não conte histórias sobre câncer com final pouco feliz. O câncer tem diferentes tipos e A MAIORIA tem cura.
7. Não conte histórias sobre o câncer com final feliz. A esta altura já sabemos mais do que vc imagina, , já googlamos muitas vezes, além de falarmos com nosso médico com uma certa frequência.
8. Caso não veja a pessoa há tempos, já que muitas vezes saímos de circuito temporariamente, não diga: “nossa, tava pensando em te ligar”. Não ligou, pronto. Não precisa se desculpar. É pior...
9. Não entupa a caixa postal de email do estilo "mande para 12 amigas e seu pedido será atendido em 03 dias", acompanhado de um "pensei em você". Apesar de ser fofo, nos normalmente pedimos para ficar logo nos trinques e saudáveis, mas não conheço nenhum tratamento de câncer que dure menos de 03 meses.
10. Não dia coisas sobre o  seu cabelo, Pois certeza que a esse ponto ela esta pensando que daqui uns dias ela não tera mais os cabelos dela, nem coisas do tipo a o cabelo e de menos, o importante é a saúde, sabemos disso mais ficar careca é um choque.
E por aí vai...
O bom mesmo é dar um puta abraço e deixar que a gente se sinta à vontade.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Aniversário da Mastectomia 17/04/2012 .

Hoje faz um mês que fiz a mastectomia e já começo a me acostumar com a condição de “despeitada”. É incrível a capacidade do ser humano de se adaptar às novas situações que lhes são impostas pela vida, sabe o que mudou em mim, nada apenas estou sem a mama direita temporariamente.
É incrível como o que o seio representa no “conjunto da obra” de uma mulher. Se fiquei triste com o pós-operatório: sim fiquei, se estou triste agora,  
não mais.
Não que eu não tenha ficado  mexida, afinal, a dupla sempre me fez muito feliz por todos esses anos, e é incrível a harmonia divina dos 02 juntos.
O que fica sozinho, coitado, fica meio desequilibrado.
E no mais, como ouvi um dia de uma pessoa em crise: “
a vida não tem tecla esc, então, tem que encarar”.
E imediatamente penso:
Vou ter tempo para escolher meu “air bag” novo e pedir “ajuda aos universitários”.
Se Deus quiser Ano que vem estarei nos trinques!
O meu câncer deve estar em algum lixo hospitalar por aí e não é reciclável.
 
Sabe quais as vantagens de tdo isso ?
 
Meu marido continua me amando,  tirando de letra o fato da mulher dele ter apenas um seio, meu filho esta lindo como sempre cheio de saúde e todo cuidadoso com o dodói da mamãe.
Minha Familia nem senti a falta dele, na verdade acho que isso para eles é o que menos importa.
Minhas amigas já estão dizendo que eu vou matar elas de inveja daqui um tempo.
E eu estou Viva, Viva e Feliz, lutando nessa batalha da vida, junto com muitos soldados, todos unidos pelo amor e pela Fé.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Aprendi com a Dor .


OLHAR AS COISAS NEGATIVA COM UM OLHAR POSITIVO
TEREI SEMPRE RESPOSTAS POSITIVAS

APRENDI QUE A BELEZA DAS COISAS ESTÁ COMO AS VEMOS

APRENDI QUE A DOR Ñ É ASSIM TÃO FORTE QUANTO PARECE
APONTO DE Ñ CONSEGUIR-MOS SUPERA-LÁ

APRENDI QUE PODEMOS APRENDER A VIVER COM AS DORES , MAIS NUNCA
DEIXA-LÁ NOS DOMINAR .

APRENDI QUE CADA UM DE NÓS TEMOS UM IDEAL DE FELICIDADE
PARA ALGUNS O IDEAL DA FELICIDADE ESTÁ EM UM SIMPLES DIA DE SOL
PARA OUTROS ESTÁ EM LUXUOSAS RIQUEZAS .

APRENDI QUE NADA ADIANTA CORRER ATRÁS DO QUE Ñ TE PERTENCE
PORQUE O QUE ME PERTENCE ESTÁ SEMPRE AO MEU LADO

APRENDI QUE SOMOS TODOS IGUAIS MESMO AINDA
TER ALGUÉM QUE ACHA SER DIFERENTE.

APRENDI QUE NINGUÉM É FELIZ SOZINHO
QUE SEMPRE PRECISAMOS DE UM BOM AMIGO.
DE UM AMOR E DE UM CARINHO .

APRENDI QUE POR MAIS QUE TENTAMOS MOSTRAR O QUE
SENTIMOS ,E O QUE SOMOS Ñ BASTA PARA ALGUÉM
QUE Ñ ENXERGA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS NEM O SEU PRÓPRIO SER .

APRENDI QUE SÓ CONSIGO ENTENDER UMA PESSOA SE
EU ME POR EM SEU LUGAR .

APRENDI QUE QUEM CONDENA ALGUÉM PELOS
SEUS ERROS É PORQUE TEM MEDO DE DIZER
QUE TAMBÉM ERROU.

APRENDI QUE PARA VIVER NESSE MUNDO
TEMOS QUE ESTAR-MOS SEMPRE PREPARADOS
PARA O PIOR , POR QUE É O QUE MAIS
NOS DOE.
APRENDI A DAR VALOR A QUEM MERECE
QUE NESSA VIDA NÃO SOMOS NINGUÉM SOZINHOS
QUE O AMOR É CAPAZ DE MUDAR TUDO .

APRENDI QUE QUANDO TEM PESSOAS QUE TE AMAM A SEU LADO
O AMOR E CAPAZ DE TRANSFORMAR A DOR E O MEDO
EM FELICIDADE E ALEGRIA .

APRENDI QUE O PERFEITO Ñ EXISTE
MAIS O QUE PROCURA A PERFEIÇÃO
E SE ARREPENDE DE SEUS ERROS
MERECE UMA NOVA CHANCE.

APRENDI QUE A DOR NOS ENSINA A VIVER E OS ERROS TAMBÉM
MAIS O QUE MAIS NOS DOE É SABER QUE TEM SEMPRE ALGUÉM
QUE INSISTE EM TE LEMBRAR DOS SEUS ERROS.
APRENDI QUE A VIDA É PRECIOSA
E CADA MINUTO AO LADO DE QUEM SE AMA
E O MELHOR RÉMEDIO PARA DOR.

APRENDI QUE A APARÊNCIA NÃO É IMPORTANTE
QUE O IMPORTANTE E O QUE CADA UM TRAZ NO CORAÇÃO
O IMPORTANTE E COMO CADA UM DE TRATA DIANTE DE UMA DIFICULDADE
QUE MESMO NÃO ESTANDO COM UMA APARÊNCIA TÃO BOA
SEUS AMIGOS NÃO VÃO TER VERGONHA DE VOCÊ
POIS ELES TE AMAM PELO O QUE VOCÊ É E NÃO PELO O QUE VOCÊ TEM .

APRENDI QUE A ORAÇÃO TEM UM PODER ENORME
QUE É ATRAVÉS DELA QUE CONSEGUIMOS
REFLETIR SOBRE TUDO O QUE ESTAMOS VIVENDO
E QUE SONHAMOS PARA NOSSA VIDA.



APRENDI QUE TENHO MUITO Á APRENDER
E QUE DEPENDE SÓ DE MIM
APENAS QUERER
OU SIMPLESMENTE PODER !


APRENDI A DAR VALOR AS PEQUENAS COISAS
POIS NAS PEQUENAS COISAS E QUE CONHECEMOS O VERDADEIRO VALOR.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estou Melhorando !



Há trez dias fiz minha primeira sessão de quimioterapia e estou me sentindo melhor .Meus cabelos estão começando a cair mais meu corpo parece reagir bem, a  da dor de cabeça  ainda esta comigo, mais esta noite vomitei apenas uma vez, isso é um progresso, estou sentindo umas pequenas tonturas, um pouco de sono, não tenho animo para nada, mais perto dos outros dias hoje posso dizer que estou bem.

Hoje meu marido me fez almoço, um lindo..., alem de fazer meu almoço ainda trocou meu curativo, estou admirada com a força dele, sem dúvida com ele forte a batalha esta sendo mais fácil, jamais vou conseguir retribuir tudo o que você vem fazendo por mim, Hoje eu entendo o siguinificado das palavras ( na alegria e na tristeza, na saúde e na doença) Eu Te Amo.  

Hoje em um desses meus momentos inquietos comecei a perceber o siguinificado da palavra amizade !

Com este período que estou vivendo  estou tendo apoio de  velhos amigos que mesmo que o tempo tenha nos afastado, estão se fazendo presente , hoje em dia, me enviam mensagens de carinho pelo celular, pelo Face e email  etc.
Saber que o tempo não apagou essa amizade e saber que vocês torcem tanto por mim, ajuda muito a minha recuperação.

Continuo tendo o apoio de amigas de todas as horas, de anos (ou até meses de convívio) e porque não dizer, irmãs... Sim, porque algumas amigas viram mais do que irmãs...são aquelas que no simples olhar, já sabem o que você quer, no seu silêncio, já te entendem, estão ao seu lado de verdade.  Quem tem uma dessas, não precisa mais pedir muito da vida...e eu tenho algumas, graças a Deus! 

Ontem mesmo recebi a ligação de uma pessoal que foi muito especial na minha vida, mais por motivos banais nós afastamos, mais vocês não tem ideia de como ouvir a voz dela e a preocupação dela comigo me fez bem, pode ser que nunca voltaremos a ser amigas, mais saber que apesar de tudo ela se preocupou comigo foi uma sensação muito boa.

Sabe é maravilhoso receber recados e mensagens, de amigos dos seus amigos, que dizem que meu nome esta em oração , que eles levaram meu nome na igreja, eu não tinha noção de como as pessoas gostam de mim, pessoas que conhecei durante a minha vida que fizeram parte de momentos especiais, hoje pedem a deus a minha cura, muitas pessoas de religiões diferentes dobram seu joelhos para pedir por mim, não tenho palavras para agradecer todo esse carinho.

Hoje to escrevendo no blog chorando muito, mais não de tristeza ou de dor e sim chorando de felicidade, por saber que hoje muitos pedem por mim, que eu faço parte da oração de cada um de vocês, e que nesse batalha da vida estou repleta de soldados, Humanos, Carinhosos e acima de tudo que  pedem a deus a minha cura .

Não existe melhor rémedio do que o Amor e a Amizade.

Mais uma vez, meu muito obrigada a todas vocês,cada sms que chega, cada email  ,cada comentário no face e no blog, cada visita, cada lembrança, cada oração, me ajudam mais do que remédio, mais do que antidepressivo. Tem Também as novas amigas, as virtuais , que nunca nós vimos , mais  sinto que estão aqui ao meu lado o tempo todo, torcendo,  trocando experiências comigo, e dividindo dia dia o que é a luta contra o câncer, somos guerreiras unidas pela mesma causa.

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Primeira quimoterapia 09/04/2012

Chegamos lá no Hospital ás 13:40 ( Eu e meu Marido )  Fomos muito bem recebidos pela  equipe, ficamos em box separados com televisão e ainda podemos escolher ficar em uma cama ou um sofá que deita. Fiquei no Sofá, Depois de colocar o soro na veia os medicamentos são administrados juntamente. para enjoo e para preparar meu estomago, e a primeira parte da quimio  comecei com o tal do “vermelinho”, o tal pavoroso que faz cair os cabelos e dos que eu irei tomar é o pior, logo depois venho uma saquinho branco que durou uma hora e mais um que durou 30 minutos, e tão forte a vermelhinha que logo fui ao banheiro e minha urina saiu toda vermelha,  Não sei dizer os nomes dos remédios, até porque são bem difíceis de pronunciar.  Ainda na clínica, onde saí por volta das 18:30 começou uma leve dor de cabeça, eu já pedi para enfermeira me dar remédio para passar a dor de cabeça.
Esta dor de cabeça  passou , mais o que logo começou quando eu cheguei em casa foi os vômitos, no começo eu ate contei mais depois fui perdendo as contas pois eu vomitava de 20 em minutos, nada parava no estomago nem mesmo os remédios, eu já não tinha mais o que vomitar, mais a ânsia vinha e sai apenas uma espuma branca, passei assim a madrugada toda.
Por Volta das 05:00 da manhã apos vomitar, comecei sentir uma sensação estranha todo o meu corpo esta formigando, meu rosto, minhas pernas e braços, comecei a chorar e chamei minha mãe e meu marido, o meu marido ligou ao hospital que pediu que fossemos para lá pois isso não é normal, mais já no inicio do trajeto todos os meus músculos atrofiaram, não não consegui andar, falar e nem mexer os dedos, paramos no pronto socorro aqui perto de casa, fui antedida e colocaram erm mim alguns medicamentos e um deles calmante, o medico disse ser reação do meu próprio organismo, eu achei que fosse morrer uma sensação muito estranha, saímos de lá e fomos ao hospital onde estou me tratantamento, chegando lá o medico me passou mais alguns medicamentos para tomar em casa.
Cheguei em casa com muito sono, e durmi a tarde toda, estou sentindo muita dor de cabeça, mais graças a deus essa noite só vomitei duas vezes.

domingo, 8 de abril de 2012

Cabelo !!!!

Ontem fui ao salão fazer uma escova e as unhas, eu estava disposta a cortar mais curto meu cabelo , mas não tive coragem, daqui um cinco dias eu corto curto, ou quem sabe já passo a maquininha e fico logo careca de vez. Amanhã será a primeira quimioterapia, estou um pouco nervosa, ansiosa, enfim chata.
Este negocio dos cabelos pega pesado, eu não queria que caíssem, eu sei que vai crescer depois, tudo é passageiro, o importante a minha saúde, é eu estar bem.... todo este blá, blá, blá ... eu já sei!!!
Ouvi muito isso das pessoas, mais tenho certeza que nenhuma dela quer ficar careca, ou nunca se imaginou assim, agora essa é a única coisa que eu posso imaginar, não esta sendo nada fácil.
Tudo que esta acontecendo comigo esta mexendo com a minha vaidade meu ego, como o meu relacionamento com as pessoas.
O Câncer ou traz as pessoas para perto de você, ou afasta de vez e com ele que vemos que realmente esta do seu lado, para poder lutar junto, pois o câncer e uma batalha que precisa de soldados forte e verdadeiros ao lado do capitão da batalha, não peço que ninguém fique do meu lado por dó, por isso que é nesse momento que irei de verdade conhecer as pessoas.

Tenho que agradecer demais minha familia por tudo, é nesse momento que conhecemos o verdadeiro amor.

Meu Marido o que dizer de você, para escrever como esta sendo o seu apoio me faltam palavras, só posso te dizer que Hoje apenas Hoje to descobrindo o tamanho do seu Amor, e como quero estar ao seu lado o resto da minha vida, e dizer que é pelo seu amor e pelo o do Gabriel, que vou lutra sempre . Amo Vocês


Depois eu passo por aqui e conto como foi com o "monstro" da quimioterapia.
Deus é o Senhor da minha vida e Ele me dará forças.

Feliz Páscoa a todos!!!! Que Deus ilumine cada segundo das nossas vidas! E hoje também é Dia Mundial do Combate ao Câncer! Belo dia de renascimento, não? Bjsss

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entre ser forte e assumir a própria fragilidade

Às vezes, quando eu converso com alguém sobre como eu estou me sentindo percebo que as pessoas têm uma visão a meu respeito que talvez eu não tenha (pelo menos, não hoje). Ou talvez não me sinta dessa forma sempre. Ou talvez seja normal eu me sentir mais fragilizada, irritada, insegura.
Fico mesmo impressionada quando me dizem assim: mas você é forte, se fosse comigo....ou então: admiro tanto tua força e coragem pra enfrentar tudo desta forma...
Como conseguem me ver desse jeito se eu mesma não consigo? Me sinto tão à beira. Tão entre como eu gostaria de me sentir e o que eu não posso nem imaginar.....Me sinto, às vezes, precisando desesperadamente de colo. Um colo divino, sabe? Um que me conforte de verdade. Que tire a angústia com a mão.
Hoje conversando com uma amiga que eu não via há algum tempo, me dei conta que eu ando fugindo das pessoas, me escondendo mesmo, tentando me proteger será?
Queria que tudo passasse beeeeeeeemmmmmm rápido, que acabasse logo!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Lenços.

Ontem recebi a visita do meu primo Bruno e sua esposa Erika, eles me trouxeram presentes e dentro de um deles eu ganhei 4 lenços, confesso que é estranho ganhar esse tipo de presente mais creio que nesse momento será muito util, pensei na possibilidade de usar perucas mais acho artificial demais, não gosto e imagino que deve esquentar demais a cabeça.
Hoje sai para fazer algumas coisas na rua com meu filho e meu marido, e adivinha onde eu quiz ir ???
Em um loja de lenços, entrei na loja e comecei a olhar um por um, é uma sensação estranha eu que nunca gostei muito de acessórios me preocupando qual seria o estilo que iria adotar, que tipo de lenço eu iria comprar, emfim me decidi e trouxe 3.
Agora estou aqui na net vendo diversas maneiras de usar os lenços, e to vendo que mulheres ficam lindas de lenço, vou colecionar lenços, nunca colecionei nada quem sabe agora descubro uma paixão, alias a minha única coleção são diversos recortes, revistas e cd da Sandy e Junior, essa coleção já me acompanha a 16 anos, quando tempo vai durar a minha coleção de lenços ?!?!?
Hoje também recebi a noticia que uma grande amiga, na verdade uma irmã de alma e coração vai embora do estado de São Paulo, confesso que estou com sentimentos a flor da pele então ainda não consegui definir o que estou sentindo.
Metade de mim esta feliz pela conquista do marido dela, conquista merecedora pois ele batalhou para isso,  a minha outra metade esta triste, mesmo que hoje não nós vemos com frequência pois cada uma tem sua vida, é complicado imaginar que ela não vai estar tão perto de corpo, mais tenho certeza que nossos corações já foram unidos para sempre, Mari te amo muito e vou te amar onde você estiver.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fisioterapia

 Além da mama, foi feito um esvaziamento axilar  para retirada dos linfonodos acometidos. O problema é que este esvaziamento vem acompanhado de complicações que dificultam a função do braço do lado operado, que no meu caso foi o direito. Algumas das complicações são: inchaço do braço, falta de sensibilidade, dor, restrição do movimento dos ombros, etc.

Portanto, devem-se tomar alguns cuidados após a cirurgia de mastectomia, a fim de evitar possíveis complicações maiores como o linfedema - edema (ou inchaço) devido a um acúmulo localizado de líquido de origem linfática, que ocorre por deficiência na absorção ou condução da linfa. Devido a estes fatores devemos evitar várias coisas com o braço operado, como por exemplo: carregar peso, tirar cutícula, queimar, ferir, arranhar, picadas de inseto, usar pulseiras, anéis e relógios apertados, lavar louça (melhor usar luva), praticar movimentos repetitivos, medir a pressão arterial, tomar injeções, vacinas, soro ou colher sangue para exame, etc.

Até dirigir se torna um problema, mas este caso tem solução, pois nós temos direito de comprar um carro hidráulico e automático com isenção de várias taxas, que acaba saindo muito mais barato. Aliás, temos vários direitos. É bom estarmos atentas e informadas a respeito de todos.

Então meu mastogista já me solicitou 10 sessões e hoje apos 15 dias da cirurgia fui para a 1 sessão, não foi nada complicado nem dolorido nas primeiras sessões vou usar apenas aparelhos de choque e de infra vermelho.

Apos a sessão fui fazer o exame de sangue pré quimioterapia, um exame de mais de 8 tipos, para saber como esta meu organismo de modo geral.


domingo, 1 de abril de 2012

Afeto !


No decorrer da vida, desde o ventre e ao darmos o primeiro respiro, nos relacionamos. Este relacionamento desde os primórdios da existência é que nos favorece com sensações de paz, aconchego, ternura, carinho, sossego. Nosso equilíbrio emocional é auxiliado por este contato tão fundamental à existência humana. Deus, em sua sabedoria suprema, nos proporciona convivências durante a nossa vida que ce......rtamente não ocorrem nem por acaso e nem em vão.
Quantas vezes nos sentimos muito bem ao lado de uma pessoa, e de outra, às vezes, temos dificuldade de aproximação? Que sentido teria estas situações?
Creio que Deus nestas situações pretende nos ensinar algo sobre a construção do verdadeiro amor e do desafio de permanecer nele.
O grande desafio é o de superar as dificuldades exercitando o perdão, o ouvir, o compreender, a gratidão, o sentir-se no lugar do outro para aceitar melhor seus sentimentos e limitações e ajudar a crescer, a evoluir...
Esta é a oportunidade que Deus nos dá colocando-nos neste imenso laboratório que é a vida para evoluirmos aprendendo sobre o amor incondicional – onde amamos e não pedimos nada em troca. Nos beneficiando da sensação de doar somente, e se sentir feliz, realizado com isso.
Na nossa condição humana temos dificuldade de exercer este amor por não entendermos bem esta dimensão do SER e não do TER.
Você é meu, não divido com ninguém...
Isto me pertence, não use...
É o meu direito... é o meu espaço...
Nos apegamos a coisas, objetos, sentimentos que nos fazem sofrer por nos afastarmos da dimensão espiritual, a nossa dimensão eterna, que vai além do corpo.
E na trilha da vida permanecemos no desafio de buscá-la e trazê-la à tona, superando obstáculos, para amar verdadeiramente, integralmente.
Nestes momentos pensamos o quanto é bom o aconchego da família, dos amigos, na alegria, nos festejos, o estar junto.
E é nos momentos de dor que realmente exercitamos o verdadeiro amor, agradecendo as vitórias, as oportunidades, porque nestes momentos é que paramos para refletir e aprender. O sofrimento é uma misericórdia de Deus nos possibilitando evoluir. Assim podemos redimensionar o amor e perceber o quanto é bom o abraço, a presença, o olhar solidário, o estar junto novamente.
Deus, como diz a cantora Amelinha em uma de suas músicas: “Fez nascer a eternidade num momento de carinho”, e é com esta crença que agradeço a Deus todos os laços constituídos de familiares e amigos para a eternidade, porque, creio, são para além desta vida, com os encontros, desencontros, diversidades, adversidades e oportunidades de exercitar a gratidão e os desapegos e superação.

Obrigada a todos por tudo de bom que me proporcionaram com amor e carinho.